quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Palestra “INCLUSÃO DIGITAL: Tendências e Possibilidades Educacionais com a Utilização das Tic's


Prezados leitores no dia 03 de fevereiro/2012, estive presente na Formação Continua de Professores do NTHE (Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina) da Secretaria Municipal de Educação no Estado do Piauí, uma excelente oportunidade de discutir com docente sobre o uso das tecnologias na Educação.

A atividade faz parte de uma série de formações em Ensino a Distância, que leva discussões sobre as diversas possibilidades do professor ao usar ferramentas de multimídia na escola, a iniciativa possibilitou que os docentes presentes refletissem sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas com ferramentas em dois momentos, inicialmente conversando sobre a tecnologia na escola e após, uma breve conversa sobre o ser docente e estas tecnologias.

Com a palestra intitulada, “INCLUSÃO DIGITAL: Tendências e Possibilidades Educacionais com a Utilização das Tic's”, dividir uma prazerosa manhã de conhecimento com o profissional em EaD e empresário em tecnologia Manoel de Barros que apresentou um panorama situacional e histórico das tecnologias na educação.

Foi excelente a oportunidade de discutir com docentes da rede pública a utilização das tecnologias da informação em sala de aula, em benefício da comunidade escolar. Fazendo-nos ver dois mundos, as escolas que estão bem equipadas com laboratórios, e recursos de multimídias, mas, os professores não possuem uma boa didática. E, as escolas que não possuem recursos, contado apenas com a criatividade dos docentes, aliás, característica fundamental na elaboração das propostas pedagógicas.

Abaixo apresento alguns passos que podem ser seguidos na elaboração de propostas pedagógicas utilizando as tecnologias da informação e comunicação:

1. Colocar máquinas em uso: com um levantamento dos recursos que a escola possui, é importante ter acesso a todos necessários;
2. Inserir no projeto pedagógico: os professores das disciplinas envolvidas se reuniram com ela no horário de trabalho coletivo para juntar conteúdo e tecnologia;
3. Formar a equipe: trabalho em equipe, se um saber de uma informação, ou manusear o equipamento passar a outra pessoa que não conhece;
4. Mudar a gestão: se não há professor, pode haver alunos monitores no manuseio, para manter equipamentos sempre em dias;
5. Usar a tecnologia todo dia: Substituir a correspondência em papel por e-mails personalizados, construir arquivos de acompanhamento;
6. Usa o laboratório e outros espaços: aproveitar de forma didática o laboratório e outros espaços e até mesmo o meio social;
7. Integrar a comunidade: criar redes de relacionamento e cooperação com o entorno.

Algumas dicas:
• Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
• Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo ProInfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
• Pesquisar é uma boa pedida;
• Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, porque não recorrer aos próprios alunos.

Assim na oportunidade como colaboradora do CEAD/UFPI, pode despertar neste docente para o mundo educacional, utilizando ferramentas simples de forma didática como máquina fotográfica, jornais, TV, rádio dentre outros recursos. Agradeço a todos e todas pelo momento, até a próxima oportunidade!


Kaliana Campelo, Cleidinalva Oliveira, Manoel de Barros



2 comentários:

Cleidinalva,
Foi ótimo revê-la! Obrigada pela manhã de reflexões e aprendizagens.

Vicê não imagina o tamanho da minha alegria em poder contar sempre com o teu conhecimento. A prefeitura de Teresina só tem a agradecer. Beijos

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