Cleidinalva Oliveira

Consultoria e soluções intelegentes para a modalidade de Educação a Distância.

Aberta inscrições

A Educação Online esta cada vez ropendo barreitas, presente no dia a dia da população através dos mais diversos meios.

Consulte os Cursos superiores credenciados pelo MEC

Ministério da Educação disponibiliza em seu site uma lista com as instituiçõ.

18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - CIAED, 2012

Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas, é um dos objetivos do evento... veja mais.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Apresentação em powerpoint


Pessoal, chega de apresentações em Power point sem graça,

É isso mesmo, tenho duas sugestões para preparar um slide com mais movimento e dinamicidade, é o prezi e o pptPlex, há outras opções porém achei estas duas super interessante.

Prezi é uma ferramenta online para criar apresentações. Ele é baseado em Flash, permite ao usuário criar apresentações dinâmicas com o uso de zoom, já tem alguns temas, mas é possível personalizar tudo: mudar cores e fontes, inserir formas geométricas, molduras, vídeos do Youtube e várias outras coisas. Ao fechar sua apresentação o trabalho fica armazenado em uma conta, que será criada, é disponibilizado 100MB gratuitos para armazenamento, mas tem espaços maiores para compra. É possível fazer download deles em um formato que roda em Windows e Mac sem precisar de plug-ins.

Já pptPlex diferente do Prezi é instalado em seu PC e possui acesso através do Microsoft Powerpoint, permite elaborar uma apresentação não linear e com base em zoom, funciona de forma bastante simples, basta alguns cliques e sua apresentação estará ótimo e diferente, também já vem alguns temas pré-definidos mas pode ser customizado de acordo com suas necessidade.

São duas ferramentas muito fáceis de usar tornando simples apresentações em PPT em animações muito mais criativas.

Para fazer download dos arquivos basta acessar:

Prezi     /   pptPlex

Fica aí a dica pessoal dinamizem suas apresentações em powerpoint.

Até a próxima.

INTERFACE DO PREZI

INTERFACE DO PPTPLEX



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Educação a Distância: Semeando Cidadania"

De  19 a 21 de agosto estive participando do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), este ano veio com o tema "Educação a Distância: Semeando Cidadania", o evento foi organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dentre outras instituições.

Durante este período além de conhecer um pouco mais sobre a Cultura de Recife (cidade do evento) podemos discutir e refletir sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente em diversos campos e modalidades.

O evento contou ainda com apresentações de trabalhos, palestras, publicação de livros e a elaboração da “Carta de Recife” – documento diretriz para as atividades da Unirede (Associação Universidade em Rede).

Assim publiquei com o Prof. Dr. Gildásio Guedes dois artigos, um apresentado como comunicação oral “Um olhar para si: os saberes da prática do professor de EaD” e outro apresentado como pôster “O uso da etnometodologia em pesquisas no ciberespaço: um estudo a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem”.
Abaixo segue algumas fotos e lembranças deste maravilhoso evento.


Cleidinalva Oliveira e Nelson Simões, Diretor Geral da RNP – Rede Nacional de Pesquisa, que ministrou a palestra “Ciberinfraestrutura para Educação e Pesquisa”.

Reitora da UFRPE, Professora Maria José de Sena, Diretor de EaD da UFPI, Gildásio Guedes, integrantes de apresentação de abertura do evento e Cleidinalva Oliveira.

Diretor do CEAD/UFPI, Gildásio Guedes com integrante Conceição de Maria, Diretor da FUNDACEM, José César Montes, Cleidinalva Oliveira e Diretora do NEAD/UESPI, Márcia Percílio.

Cleidinalva Oliveira apresentando pôster.

Cleidinalva Oliveira ministrando palestra. 


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Momento de descontração e discussão sobre temas atuais. ...



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Programa de Educação com Mediação Tecnológica "Mais Saber"



Olá pessoal, tenho recebido algumas mensagens indagando a minha ausência na publicação neste blog, eis o verdadeiro motivo, estava empenhada e dedicada ao “Programa de educação com mediação tecnológica Mais Saber”, isso mesmo, sou a Coordenadora Pedagógica do referido programa pela VAT tecnologia.

Muito bacana o programa, dar-se através do Ensino Presencial Mediado (EPM),  foi lançado nesta terça feira (31.07.2012) marcando a revolução que a Educação do Piauí vem passando nos últimos meses, atingindo 300 pontos de interação distribuídos em todo o Estado, são aproximadamente 12 mil estudantes comtemplados com o programa. 

O objetivo principal é levar escolarização de qualidade aos mais longínquos cantos do Estado, possibilitando o acesso ao Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Reforço Escolar e Preparatório para o Enem.

A metodologia funciona através do programa IP.TV, que integra a transmissão de som imagens, esclarecendo dúvidas e respondendo atividades em tempo real. O estúdio fica em Teresina – PI, e está equipado com o que existe de mais moderno. 

É isso gente estamos muito felizes com o programa que demostra o quanto podemos aproveitar estes recursos tecnológicos em prol da educação. 

Aguardem mais novidades....

Saiba mais sobre o programa no site: http://www.programamaissaber.com.br/

Estúdio de gravação

Governado do Estado do Piauí, Wilson Martins, na inauguração

Professor de linguagens, Alex Romero

Sala de aula do programa

Reunião para ajustes da inauguração

Equipe de maquiagem e recepção

Da esquerda para direita, secretário da Educação, Átila Lira, Governador do Estado, Wilson Martins, apresentador Marcos Prado e Diretor do Programa Valdir Soares.

Crédito das fotos: Assessoria Mais saber


quarta-feira, 28 de março de 2012

Palestra no Projeto Um Computador por Aluno (UCA)-PI

Estimados leitores, estive no dia 22 e 23 de março, realizando uma oficina e palestra sobre elaboração de projetos com as novas tecnologias, no VI Encontro de formação de multiplicadores do Projeto UCA no Piauí.

Os participantes foram gestores, coordenadores e colaboradores do projeto nas escolas contempladas.

Durante o encontro, no turno da manhã, do dia 22 de março, marcou presença o Prof. Dr. Gildásio Guedes, com a palestra “Fundamentos teóricos na elaboração de textos para web com usabilidade”, com a colaboração do Prof. Dr. Batista ressaltando as aplicações do Geogebra, e o Servidor Everton Dias, discutindo as características do servidor UCA.

No turno da tarde, o encontro teve a participação da Profª. Msc. Georgina Quaresma com a palestra “Uma nova cultura de aprendizagem: reflexões teóricas”, logo após caracterizei as tecnologias no ambiente escolar na atualidade, com exposição de vídeos e discursões sobre a temática.
No dia 22 de março, no primeiro momento, estive desenvolvendo a palestra “Os múltiplos conhecimentos do currículo com o uso das tecnologias da informação”, na oportunidade discutimos os saberes e experiências de cada um na utilização do laptop do projeto em sala de aula, vislumbrando novas possibilidades e metodologias.

Assim, no segundo momento, realizamos uma oficina, possibilitando a construção de um projeto integrador destas novas metodologias e atividades, fornecendo instruções de como integrar estes projetos ao Projeto Político Pedagógico das Escolas.

Encerrando nosso dia com uma breve reflexão, através de dinâmica e exposição de vídeos, sobre o nosso aprender a aprender.

Mais informações sobre o projeto UCA no Piauí acessem o blog: http://projetoucanopiaui.blogspot.com/





segunda-feira, 19 de março de 2012

Seminário de Docência Superior na UFPI

Olá! prezados leitores, no dia 6 de março/2012 participei de uma mesa redonda sobre Recursos Didáticos na Informática. A mesa fez parte do Seminário de Docência Superior, realizado nos dias 5 e 6 de março de 2012, no Centro de Ciências da Educação “Professor Mariano da Silva Neto” (CCE), o seminário faz parte das atividades obrigatória para os novos docentes desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), principalmente aqueles contratados a partir do 2º semestre acadêmico de 2010.

Dessa forma, tivemos como Coordenadores da Mesa, a Prof. Drª Regina Ferraz – Pró-Reitora de Ensino e Graduação da UFPI, e o Prof. Doutorando Elmo de Souza Lima CCE/DMTE, já como expositores estiveram presentes, eu, Prof. Ms. Cleidinalva Oliveira – Consultora em EaD, a Prof. Mestranda Sandra Suely Oliveira Prof. Substituta CCE/DMTE – pesquisa Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, ainda, a Coordenadora Adjunta UAB/UFPI. Ms. Liana Rosa Brito Cardoso - Analista de Tecnologia da Informação, e o Prof. Doutorando Arnaldo Oliveira Souza Júnior, que ministra disciplina Recursos Didáticos Tecnológicos CEAD/CCE/DMTE/UFPI.

A mesa foi dividida em dois momento o primeiro é uma Introdução ao assunto, com a palestra, “Uso crítico e criativo das tecnologias da informação e comunicação – TIC”, apresentadas pelo Prof. Elmo de Souza Lima e pela Prof. Sandra Suely Oliveira.

No segundo momento aconteceu a discursão sobre os recursos tecnológicos disponíveis na instituição para mediação da prática docente, dessa forma, apresentei a palestra, “Recursos Didáticos Tecnológicos: Utilizando as novas tecnologias em sala de aula” ressaltei a importância da didática no uso de ferramentas como Datashow, seus aspectos e manuseio, além do uso de videoconferência e a produção e edição de vídeo.

Logo após, Liana Rosa Brito na palestra “UFPI e tecnologia”, apresentou os Ambientes virtuais de aprendizagem – Moodle e Ambiente de webconferência – Adobeconect, por fim, o Prof. Arnaldo Oliveira na palestra, “Práticas educativas utilizando ambientes virtuais” discutiu sobre a criação de blogs e Repositórios de vídeos, textos e slides, e sua utilização em sala de aula.

Abaixo, coloco a disposição às apresentações dos palestrantes em PDF.

Uso crítico e criativo das tecnologias da informação e comunicação – TIC - Prof. Elmo de Souza Lima e Prof. Sandra Suely Oliveira

Palestra “UFPI e tecnologia”- Liana Rosa Brito

Recursos Didáticos Tecnológicos: Utilizando as novas tecnologias em sala de aula – Profª Cleidinalva Oliveira

Práticas educativas utilizando ambientes virtuais – Prof. Arnaldo Oliveira

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Curso - Introdução a Educação a Distância no NEAD/UESPI


No dia 13 de fevereiro de 2012 estive reunida com Coordenadores e professores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ministrando a abertura do Curso de extensão em Introdução a Educação a Distância.

Durante a abertura, no auditório do prédio da Reitoria da (UESPI), o professor Nouga Cardoso Batista, reitor em exercício, destacou a consolidação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com ênfase nas ações desenvolvidas no âmbito institucional, colocando que “Não há mais o que se discutir sobre a viabilidade ou não da modalidade em EaD, mas a melhor forma de ofertá-la, considerando a realidade de cada uma das Instituições envolvidas nesse processo, bem como a sua operacionalização e custeio”. (NEAD/UESPI/UAB).

O curso objetiva capacitar os professores Tutores e colaboradores do Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), para atuarem na modalidade EaD, com dinamicidade e conhecimentos pedagógicos/tecnológicos.

O curso tem carga horária de 60h, possuindo duração de três semanas, distribuídas em encontro presencial e aulas virtuais na plataforma de ensino da instituição. Neste período, discutiremos assuntos como: Aspectos da modalidade Educação a Distância, Atuação do professor na EaD, Competências necessárias para o trabalho de tutoria, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle) e o Uso pedagógico das ferramentas de um AVA.

Dessa forma, desejo a todos e a todas cursistas, bons momentos de reflexão.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Palestra “INCLUSÃO DIGITAL: Tendências e Possibilidades Educacionais com a Utilização das Tic's


Prezados leitores no dia 03 de fevereiro/2012, estive presente na Formação Continua de Professores do NTHE (Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina) da Secretaria Municipal de Educação no Estado do Piauí, uma excelente oportunidade de discutir com docente sobre o uso das tecnologias na Educação.

A atividade faz parte de uma série de formações em Ensino a Distância, que leva discussões sobre as diversas possibilidades do professor ao usar ferramentas de multimídia na escola, a iniciativa possibilitou que os docentes presentes refletissem sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas com ferramentas em dois momentos, inicialmente conversando sobre a tecnologia na escola e após, uma breve conversa sobre o ser docente e estas tecnologias.

Com a palestra intitulada, “INCLUSÃO DIGITAL: Tendências e Possibilidades Educacionais com a Utilização das Tic's”, dividir uma prazerosa manhã de conhecimento com o profissional em EaD e empresário em tecnologia Manoel de Barros que apresentou um panorama situacional e histórico das tecnologias na educação.

Foi excelente a oportunidade de discutir com docentes da rede pública a utilização das tecnologias da informação em sala de aula, em benefício da comunidade escolar. Fazendo-nos ver dois mundos, as escolas que estão bem equipadas com laboratórios, e recursos de multimídias, mas, os professores não possuem uma boa didática. E, as escolas que não possuem recursos, contado apenas com a criatividade dos docentes, aliás, característica fundamental na elaboração das propostas pedagógicas.

Abaixo apresento alguns passos que podem ser seguidos na elaboração de propostas pedagógicas utilizando as tecnologias da informação e comunicação:

1. Colocar máquinas em uso: com um levantamento dos recursos que a escola possui, é importante ter acesso a todos necessários;
2. Inserir no projeto pedagógico: os professores das disciplinas envolvidas se reuniram com ela no horário de trabalho coletivo para juntar conteúdo e tecnologia;
3. Formar a equipe: trabalho em equipe, se um saber de uma informação, ou manusear o equipamento passar a outra pessoa que não conhece;
4. Mudar a gestão: se não há professor, pode haver alunos monitores no manuseio, para manter equipamentos sempre em dias;
5. Usar a tecnologia todo dia: Substituir a correspondência em papel por e-mails personalizados, construir arquivos de acompanhamento;
6. Usa o laboratório e outros espaços: aproveitar de forma didática o laboratório e outros espaços e até mesmo o meio social;
7. Integrar a comunidade: criar redes de relacionamento e cooperação com o entorno.

Algumas dicas:
• Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
• Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo ProInfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
• Pesquisar é uma boa pedida;
• Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, porque não recorrer aos próprios alunos.

Assim na oportunidade como colaboradora do CEAD/UFPI, pode despertar neste docente para o mundo educacional, utilizando ferramentas simples de forma didática como máquina fotográfica, jornais, TV, rádio dentre outros recursos. Agradeço a todos e todas pelo momento, até a próxima oportunidade!


Kaliana Campelo, Cleidinalva Oliveira, Manoel de Barros



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Revista RBPG recebe artigos para publicação


RBPG (Revista Brasileira de pós-graduação) recebe, até o dia 31 de março de 2012, artigos para a edição temática sobre inovação tecnológica na pós-graduação brasileira. O objetivo da edição temática é promover a reflexão e o debate multidisciplinar sobre políticas, experiências e aspectos de metodologias de ensino na pós-graduação, com foco na inovação.

A Revista Brasileira de Pós-Graduação está classificada no Qualis de diversas áreas. No lançamento do número 15, eram registrados 144 artigos publicados e cerca de 14.500 acessos online trimestrais. O público-alvo da Revista é composto pela comunidade científico-acadêmica, formuladores e implementadores de políticas públicas, bem como pelos educadores e seus alunos.

Veja Edita
l para publicação, ou consulte o Edital no site da CAPES

Saiba mais sobre a revista RBPG em: http://www2.capes.gov.br/rbpg/index.php/inicial

Fonte: CAPES

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UFPI oferecerá 3.125 vagas para o processo seletivo do CEAD


O Governo Federal autorizou a oferta de 3.125 vagas para cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí, na modalidade de ensino à distância, para o ano de 2012. O processo seletivo deverá acontecer no mês de março.

A UFPI, desde 2007, através do Centro de Educação à Distância (CEAD), oferece cursos de graduação e pós-graduação gratuitamente e que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região do interior do Estado. Atualmente, são 21 municípios piauienses com pólos de ensino à distância.

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, parabeniza a equipe do CEAD pelo trabalho que vem sendo desenvolvido para levar cursos de graduação de qualidade para o interior do Piauí. "É uma interiorização do Ensino Superior sem perder a qualidade e agora comprovada pelo MEC que autorizou o aumento no número de vagas para o processo seletivo do CEAD", afirma o reitor.

O Diretor do CEAD, Prof. Gildásio Guedes, faz um balanço da modalidade: "Começamos com o projeto piloto, com o curso de bacharelado em Administração, de caráter experimental. Primeiramente, foram ofertadas 500 vagas distribuídas em oito Pólos: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripirí e São Raimundo Nonato. Atualmente o CEAD oferece os seguintes cursos: Bacharelado Administração - Projeto Piloto, Bacharelado Administração, Sistemas de Informação, Licenciatura, Biologia, Filosofia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, mas para o próximo vestibular já estão garantidos mais dois novos cursos, Letras Português e Letras Inglês. Portanto, em 2012 queremos saltar de 8 mil para 9 mil estudantes matriculados na modalidade Educação a Distância pela UAB", afirma o diretor.

O Diretor acrescenta que tudo isto só tem sido possível porque "o Reitor da UFPI, Prof. Luiz Júnior, cada dia se compromete mais em procurar recursos, tanto financeiros quanto humanos, e em viabilizar a adequação e construção de instalações físicas".

A educação à distância (EAD) já responde por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados no final de 2011, Ministério da Educação (MEC). O número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos em 2.377 instituições de ensino superior, que oferecem 29.507 cursos. A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como funciona o ensino à distância

A metodologia de estudo dos cursos combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet e videoconferências, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, Moodle. Além disso, a plataforma de aprendizagem permite a realização de fóruns de discussão, troca de mensagens e salas de bate-papo que viabilizam maior interação entre alunos e professores. Todos os cursos de graduação a distância oferecidos seguem rigorosamente os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação: os processos seletivos apresentam editais, são públicos e os diplomas registrados possuem o mesmo valor dos obtidos em cursos presenciais.

Cursos de Graduação oferecidos:

• Pedagogia
• Administração
• Cursos Piloto de Administração
• Sistema de Informação
• Ciências Biológicas
• Física
• Matemática
• Filosofia
• Química

Cursos de Pós-Graduação:

• Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
• Gestão em Saúde
• Gestão Pública
• Gestão Pública Municipal

Polos do Ensino à Distância:

• Água Branca
• Alegrete do Piauí
• Bom Jesus
• Buriti dos Lopes
• Canto do Buriti
• Castelo do Piauí
• Elesbão Veloso
• Esperantina
• Floriano
• Gilbués
• Inhuma
• Parnaíba
• Picos
• Piracuruca
• Piripiri
• São João do Piauí
• São Raimundo Nonato
• Simões
• Simplício Mendes
• Teresina
• Uruçuí

FONTE: UAPI/UFPI

UFMA vai ofertar cursos a distância para 11 polos UNIVIMA

A Universidade Federal do Maranhão - UFMA e o Governo do Estado fecham parceria para oferta de 400 vagas em cursos de graduação em Química, Biologia, Física e Matemática, na modalidade a distância. A previsão é de que os cursos iniciem no 2º semestre de 2012, em 11 municípios maranhenses onde há pólos da Universidade Virtual do Estado do Maranhão - Univima.

“Recebemos o convite para ofertar essas graduações com a mesma metodologia utilizada nos cursos a distância da UFMA. A diferença é que serão ofertadas nos polos da Univima, ampliando, assim, a abrangência da nossa Universidade no Estado”, avalia o professor doutor Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

Serão 40 vagas para cada um dos 11 polos tecnológicos da Univima, localizados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco e São Luís.

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, José Torres, fala sobre a amplitude social dessa parceria. “ Como nossa estrutura é adequada, vimos nisso uma grande oportunidade para possibilitar que mais pessoas, principalmente as que residem no interior do Estado, usufruam dos cursos da UFMA”, relata José Torres.

Os cursos terão a disposição a estrutura de laboratórios já existentes nos polos, além de plataforma de transmissão via satélite, possibilitada pela tecnologia IP.TV (Internet Protocol TV). Atualmente, ocorre o trâmite burocrático de assinatura do convênio entre as instituições, para posterior lançamento do edital pela UFMA. A previsão é de que as graduações iniciem no 2º semestre de 2012.

Metodologia UFMA

A oferta de cursos na modalidade a distância acontece de forma integrada entre os Departamentos e o Núcleo de Educação a Distância - NEaD, que oferece a estrutura necessária à modalidade por meio de suas coordenações pedagógica, tecnológica e de pesquisa, além de secretarias.

Ao ingressar no curso, o aluno recebe livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na EaD, dentre eles: videoconferências, videoaulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como chats e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o polo, para ministrar aulas e realizar avaliações.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Fonte: Tissiana Carvalhêdo

FONTE/MATERIA: NEAD-UFMA