
A UFPI comemora. O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, vai ser admitido nos quadros da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, em cerimônia de outorga dia 22 deste mês, às 11h, no Museu Casarão Coronel Luiz de Brito, em Piracuruca-PI. A mensagem do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, foi recebida por ele na manhã de hoje, 17/01/2012.
A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador. É destinada a agraciar personalidades ou instituições nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas da gratidão e/ou da admiração do povo e do governo do Estado do Piauí.
O Prof. Gildásio Guedes recebe essa homenagem como um reconhecimento do Estado do Piauí pelo trabalho que ele desenvolve em busca da igualdade social e em prol do engrandecimento e desenvolvimento da Nação Brasileira, de nossa Região e, em especial, do Piauí.
Como Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI e firme defensor da EaD, Gildásio Guedes afirma que “a Educação a Distância é a saída para cumprir a meta do Ministério da Educação que é de ter 34% dos jovens dentro das universidades em 10 anos; é também o método com maior probabilidade de proporcionar a inclusão social”.
O Prof. Gildásio Guedes possui doutorado em Educação: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Ceará; mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí, Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, na UFPI, Coordenador Estadual do Projeto “Um Computador por Aluno” no Piauí, Membro do Conselho Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, representando a UFPI e Membro do Conselho Diretor da UFPI, representando a Presidência da República. Autor de três livros na área de estudo do seu doutorado, autor de 12 artigos científicos em eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: interface humano-computador, educação, usabilidade, informática e educação a distância.
FONTE: CEAD-UFPI